quarta-feira, 9 de novembro de 2011

HIPERTEXTO

                                Hipertexto

   Hipertexto é o termo que remete a um texto em forma digital, onde se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através dos hiperlinks ou links.
   Os links aparecem em forma de termos destacados no corpo de texto principal, com a função de oferecer mais informações que estendem ou complementam o texto principal.
  As principais características do hipertexto são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
  É uma forma de representação não linear do conhecimento, e sim, uma forma de representação popularizada pela tecnologia dos computadores.
  O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece por forma de descobertas, pois os usuários participam de um processo de busca e construção do conhecimento de forma duradoura.
Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais quanto ao nível de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Os alunos acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.
   Para os professores hipertextos são recursos importantes para organizar material interdisciplinar. Hoje em dia, os professores recebem alunos com vários tipos de defasagem de aprendizagem. Utilizar o trabalho com hipertexto seria mais uma oportunidade que o professor teria para auxiliar o aluno no avanço da aprendizagem. O hipertexto proporciona uma interação mais afetiva entre o aluno e o professor. Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas de conhecimento. O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.

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